sábado, 27 de abril de 2013

27 de Abril [1966]

Com a melancolia de quem gastou tanta vida com sombras, pus-me hoje a recordar as pessoas que, no escoar dos anos, têm passado pelo escritório onde trabalho no Tivoli. Lembrei-me sobretudo de duas. Primeiro, do António Botto que lá aparecia às vezes perto das onze horas da noite a desafiar-me para uma volta de conversa na Avenida. Aceitava, claro, e durante duas horas ouvia histórias de perfídia doce ao grande poeta que, como por acaso (tal qual nos versos), empregava expressões em que as palavras adquiriam significados imprevistos.
Assim numa dessas noites de vadiagem, referindo-se a certo realizador francês, explicou-me:
Tem um admirável estilo pederasta!
O outro visitante era o Manuel Ribeiro de Pavia.
Estou a ouvi-lo furioso contra um amigo comum:
Não é Poeta. É um mentiroso!

Sem comentários:

Enviar um comentário