sexta-feira, 29 de abril de 2011

Os Cordoeiros: Quinta-feira, Abril 29 [2004]

Quinta-feira, Abril 29

POST-IT

PENSAR E DISCUTIR PORTUGAL


No seu programa Directo ao Assunto (domingos de manhã, na TSF) Carlos Pinto Coelho elegeu Portugal como tema central de um debate que juntou quatro autores que escrevem sobre os desígnios do nosso país:
António Barreto, Artur Portela, Fernando Rosas e José Luís Saldanha Sanches.


Foi no passado dia 4 de Abril.
Vale a pena ouvir aqui 


CPC reincidiu no tema, no dia 18 de Abril.
Desta vez convidou Manuel Alegre, Mário de Carvalho e Luísa Costa Gomes.
Para ouvir clicar aqui 
# posto por Kamikase @ 29.4.04

De beca e à bo(r)la

É natural que haja magistrados que gostem de jogar à bola: uns, no campo; outros, na secretaria. São exercícios de convívio social ou de actividade cívica. A lei não os proíbe nem seria razoável que os não permitisse. Foi oportuno e clarividente o esclarecimento que o Presidente da Associação Sindical dos Juizes Portugueses, um dia destes, prestou ao “Público”: «Estatutariamente, os juízes só estão proibidos de exercer cargos remunerados, mas não estão impedidos de exercer cargos nos órgãos jurisdicionais das federações desportivas.» Mas foi mais longe e mais pertinente: «Pelo contrário, a participação de magistrados nesses órgãos pode contribuir para credibilizar as suas decisões.»
A verdade desportiva é uma das que está nas preocupações da sociedade. Ainda que invocando-se razões diversas, a dita verdade tornou-se o motivo de discursos inflamados, de causas litigantes ou de imputações indecorosas. Uma verdade tão importante que o legislador, entidade que vela pelo nosso destino, decidiu dar a forma de crime à mentira desportiva.
Tudo estaria bem e seria pacífico se os jogos da bola não fossem também jogos de compras e vendas, de activos e passivos, de cheques e percentagens. Enfim, um negócio. Um imenso negócio sem rei nem roque e, dizem, com gritantes fugas ao fisco.
Os tais órgãos jurisdicionais da bola, quando decidem, decidem também, e não tão indirectamente como se poderia argumentar, sobre um negócio ou a possibilidade dele. Creio não ser necessário exemplificar. O que se questiona, neste panorama, é se a moral e a deontologia aconselham e avalizam as palavras atrás transcritas.
Mas escrito tudo isto, ainda não disse ao que venho. E ao que venho é à procura de um esclarecimento cabal por parte da Federação Portuguesa de Futebol e da Liga Portuguesa de Futebol Profissional:
Quanto custam a estas duas instituições os seus órgãos jurisdicionais?
Quanto pagam aos seus membros pela participação em cada reunião?
E pelo alojamento?
E por cada quilómetro quando viajam em carro próprio?
E pelo almoço?
E pelo jantar?

É preciso pôr estes dados, e outros conexos, em cima da mesa. Para que a bola não fique no ar e a borla na suspeita.


R.A.
# posto por til @ 29.4.04

Viragem de 540º

Foto de Eduardo Gageiro, Lisboa, 1975: Durão Barroso (ao centro, na foto) participa no protesto contra a prisão de Arnaldo Matos. Ler aqui.
# posto por Rato da Costa @ 29.4.04

"Incomodidade deontológica"

Afinal, segundo o Público de hoje, o abandono por Proença de Carvalho e a sua equipa da defesa dos menores da Casa Pia ficou a dever-se, não a "motivos de ordem pessoal", mas a "alguma incomodidade deontológica", resultante de discordância na atribuição das indemnizações... A série de interrogações que, segundo o mesmo jornal, se está a levantar no meio da advocacia e a suscitar todo o tipo de especulações, está a ser escudada por necessidades de "cumprimento do dever do segredo profissional".
É bem mais fácil ser advogado de defesa dos arguidos...
# posto por Rato da Costa @ 29.4.04

25 de Abril e memória

Artur Costa escreve hoje, no Jornal de Notícias, sobre a memória do 25 de Abril.
Pode ler aqui.
# posto por Rato da Costa @ 29.4.04

POST-IT

"A MEDIATIZAÇÃO DA JUSTIÇA"


Conferência por LABORINHO LÚCIO


30 de Abril, 18h30m, Escola Superior de Comunicação Social, Lisboa (entrada livre)
Encerramento do Curso Justiça e Comunicação (ver aqui e nos comentários ao post "Obviedade")
# posto por Rato da Costa @ 29.4.04

Sem comentários:

Enviar um comentário