quarta-feira, 20 de abril de 2011

“Tablóides” – 20 de Abril de 1976

• Quando andava empenhado em feroz campanha contra o Presidente Teixeira Gomes, o deputado Cunha Leal disse um dia, discursado, discursando na Câmara: «Eu não tenho medo de nenhum chapéu de coco cinzento, por mais alto que ele esteja colocado!» Ou coisa equivalente... Referia-se ele ao chapéu do tipo usado nas corridas de cavalos na Inglaterra, com que o Presidente se cobria.
• E aqui estou eu a escutar o rolar da minha própria tripa, ou da alma – as «vozes interiores» – como certo poeta meu antagonista. «Será preciso que os poetas se habituem lá em cima a ver mais do que o próprio umbigo!», dizia eu, no tempo em que ocasionalmente me saía um (a um (mau) verso.
• Por mais alto que esteja num trono, quem o ocupa está sempre sentado sobre a sua própria cauda. (Montaigne, em tradução livre.)
José Rodrigues Miguéis

Sem comentários:

Enviar um comentário