sábado, 30 de abril de 2011

16 - José Rodrigues Miguéis / José Saramago

New York, 5 de Março de 601

Meu caro Saramago:

Salíde! Escrevo-lhe só duas regras para acusar recebida a s/carta de 27 (a 29) com os cheques – por tudo, muito obrigado!
Estou até ao pescoço em encargos – conferências na Columbia Univ., Aquilino e não sei que mais: prefácio para o Grande Gatsby (que tenho de escrever este mês), discursos sobre o Navegador (!) que vou recusar, – e sobretudo a Escola, de que tenho 220 folhas acabadíssimas (serão umas 360 fls., ou pouco mais). Enquanto não o terminar não terei sossego. A saúde com dúvidas...
Como os meus bons Amigos não me mandam recibo, ou factura, cá vou lançando os pagamentos nos meus livros elementares. – Segundo os meus cálculos, o Homem Sorri está pago, tendo estes cheques coberto a última prestação (500 esc.); há portanto 500 esc. sem definição: 8.a prestação da Léah II, 1000$00; 11.a da 1/2 Cara, 500 esc.
O meu Serviço Secreto diz-me que a Léah III já está à venda no Porto, Castelo Branco, etc. Poderão mandar-me alguns (poucos) exemplares? As folhas assinadas da Especial foram por navio no dia 15 de Feve.o – Outro informador diz-me que no Hospital D. Carlos I (Lumiar) todos os médicos lêem ou leram a 1/2 Cara... – Aladino: peço-lhe que não mande enquanto eu não estiver em condições de o fazer – ou só em Abril!
Em breve escreverei mais. Muito obrigado pelos seus cuidados. Abraços para todos e em especial para si do amigo muitograto

Miguéis

1 Ao lado uma nota: «Foi carta – sem cópia – a anunciar a remessa da Escola (255 fls.) pelo Peyroteo, no sábado 19 (para ser entregue na 2.ª feira, 21 de Março)».

Sem comentários:

Enviar um comentário