sexta-feira, 22 de abril de 2011

Cadernos de Lanzarote (Diário – I)

22 de Abril [1993]
Como é que um jornalista aprende a entrevistar? O método antigo deve ter sido o da «tarimba», a experiência ajudada por um jeito natural para a «falinha mansa». Agora imagino que haverá aulas de psicologia aplicada, quem sabe mesmo se de hipnotismo, pois doutro modo não encontro explicação para o que se passou hoje com uma das chicas que vieram fazer uma reportagem sobre Lanzarote: as perguntas feitas por esta Elena Butragueño foram do mais simples, do mais directo, género «que é que pensa disto», e contudo dei por mim a falar da minha relação com Lanzarote em termos totalmente novos, dizendo coisas em que até esse momento não havia pensado nunca, porventura nem todas elas sinceras, e que me surgiam como pensamentos, ideias, considerações que fossem, simultaneamente, meus e alheios. No que se pode chamar uma sessão de dribbling mental, pareceu-me muito mais eficaz esta Elena do que o seu homónimo Emitia, com a bola, no campo...
José Saramago (1922/11/16 - 2010/06/18)

Sem comentários:

Enviar um comentário