10
319 E, 17lh St
New York 3, NY
USA
25 de Novembro de 1959
Meu caro Saramago,
Recebi a 23 a carta de 18 – e não respondi logo porque tenho estado constipado, com a cabeça como uma fonte (o nariz é à bica). Desculpe este jorro (o das cartas, não o do nariz) com que o tenho massacrado. Vou escrever à Dr.ª Hilde Palm, e agradeço o cuidado da sua informação. O editor Fischer esteve aqui durante a guerra, como editor americano; foi ele que publicou a antologia Heart of Europe (Klaus Mann e Herman Kesten) para a qual eu preparei a edição portuguesa, onde saiu a Proud Beauty – já somos pois «conhecidos».
Mandem as 150 folhas para eu assinar, logo as devolverei. Mas confesso que me parece que estamos a desvalorizar os livros assinados – como aqui e em França (à parte as ocasiões especiais, vendas, etc.) só as tiragens especiais numeradas, bom papel, preço extra, etc.) deviam ser assinadas pelo autor. E claro, excluo as ofertas pessoais e coisas assim.
Por mais esforços que faça, o meu Amigo fica sempre a dever-me carta! – A minha última cruzou-se com a sua. Nela lhe falava da minha peça – não lhe repetirei aqui o que então dizia. Tenho muitos remorsos dos trabalhos que lhe dou – as cartas sobretudo.
Rogo-lhe diga aos nossos amigos Canhão e Correia que se lhes não escrevo pessoalmente, não é por menos estima: considero estas cartas, em geral, colectivas! E cá fico à espera.
Mais uma vez muito grato por tudo!
Abraça-os o amigo certo
Miguéis
Sem comentários:
Enviar um comentário