sexta-feira, 8 de abril de 2011

José Rodrigues Miguéis / José Saramago (1959-11-18)

8
Lisboa, 18 de Novembro de 1959

Meu Caro Amigo,

Há-de convir que me tenho redimido ultimamente dos silêncios anteriores. E são tantas as boas notícias das minhas cartas (cheques, vendas astronómicas, novas edições, etc.) que poucas correspondências lhe serão, por certo, mais gratas que a minha… Ámen.
Desta vez é a editorial Fischer (editores de Mann – Heinrich ou Thomas? –, Kafka, Wilder), salvo erro de Francfort, que está interessada nos seus livros para a Alemanha Federal. Isto o disse a Dr.ª Hilde Palro, conselheira daquela editora para as literaturas portuguesa, espanhola e hispano-americana, que nos visitou há dias. O assunto deverá ser tratado entre o meu Amigo e aquela senhora, cujo endereço é: Instituto Arqueológico Alemán – Serrano 159 – Madrid.
A Dr.ª Hilde Palm (a quem pode escrever em português) fica aguardando carta sua. Contudo, interessar-lhe-á a si, desde já, saber que:
1.° - A Dr.ª Hilde Palro propõe-se traduzir e fazer publicar numa revista da editorial Fischer (Neue Rundschau) uma das suas novelas, com o fim de o apresentar ao público alemão;
2.° - O primeiro (ou o) livro a publicar compor-se-ia de novelas tiradas de Léah e da Noite, já que (palavras da senhora) nem todas as histórias da Léah teriam igual interesse para o público alemão;
3.° - O prazo de opção pedido é de seis meses.
Nós, aqui, fizemos o que nos competia: recebemos a senhora mai-lo marido, Herr Prof. Palm, demos-lhe todas as informações, «gabámos a noiva», etc… O resto – que é tudo – depende de si. À vous de tirer
A Léah III vai de vento em popa. Mais de metade do livro já está composta e tudo permite prever que lá para Janeiro teremos o livro na rua com uma flamante cinta apropriada ao caso.
Os pedidos de Noites autografadas chovem. Só um livreiro do Porto pediu 100: mandámos-lhe 7... Concorda em fazer mais 150 assinaturas? Diga-o com brevidade para lhe mandarmos as folhas – se estiver de acordo(a).
Por hoje, é quanto há. Ao menos agora respiro: não devo carta e estou «à maior».
Abraços de todos nós e, portanto, do seu amigo admirador

José Saramago

(a) Serão enviadas por correio marítimo, para evitar maior despesa. Na devolução faça o mesmo pela mesmíssima razão. Os pretendentes podem esperar… Mais esperaram os da Penélope – é certo que com péssimo resultado…

Sem comentários:

Enviar um comentário