sábado, 30 de março de 2013

30 – Março (sexta). [1990]

E aqui está onde chega a convenção, o parece-mal, o sê romano em Roma. Neste caso, o sê desempoeirado e ligeiro, quando muda o calendário. Mudou a hora para o Verão e portanto há que ser estival e não discutir. Hoje fui ao barbeiro porque estava excessivamente lanígero. E da casa ao estabelecimento é aí um quilómetro. Aí vou eu pois em «corpo bem feito» a caminho da tosquia. O sol cumpre em esplendor e nada se lhe pode recriminar. Eu deitara fora da janela um dedo exploratório. Estava fresco, mas suficientemente humanitário. Mas eis que saio à rua e calhou-me logo um frio de Sibéria. Ora bem. Eu devia voltar logo atrás a enclausurar-me na gabardina. Mas nem pensar nisso. Reparo nos transeuntes e nem um só engabardinado. É a hora de Verão, é tempo de se arrumarem os agasalhos. De modo que, se apareço eu vestido de inverno, julgar-me-iam um louco ali do Júlio de Matos. Há que ser normal e aguentar-lhe as custas. Atravessei a Sibéria, cheguei enfim à tosquia, sentei-me para a operação. E no fim, da lavagem e do corte, levaram-me um conto de réis. E foi assim com esta conta já de escaldar que me temperaram o frio que me enregelou.
*
Depois do estoiro dos países do Leste, digo eu ao Eduardo Lourenço que o PS ficava sem razão teórica e se confundia com a social-democracia. Porque o PS era o PC, menos a Pide de lá, a censura, o hospital psiquiátrico, etc. Ou seja, era um comunismo «em liberdade». Mas provado que ficou (e pelos métodos marxistas, que são científicos) que o marxismo era um logro, que a economia estatal era uma pobreza generalizada, que o sistema económico, fundamento dos fundamentos do comunismo, era um vigário, o PS ficava sem face. Ora bem: leio agora mesmo no jornal (que é por exemplo agora o Público) que o PS, no seu novo programa, se aproxima da social-democracia. Eu pedira ao Eduardo que me explicasse a diferença entre o PS e o PSD, porque me sentia muito confuso. Ele disse-me que todos o estávamos. Que tem que fazer agora o PS, para lá de uma demarcação de pessoas, no referente à relação com o defunto salazarismo?
VF

Sem comentários:

Enviar um comentário