sexta-feira, 29 de março de 2013

29 – Março (quinta). [1990]

Ontem esteve aqui enfim o Luís Mourão, que ainda não conhecia pessoalmente. É parecido com o que eu imaginava da epistolografia. Magro, barba mais ou menos em bico como a de um Moniz Barreto, tímido. Apenas o julgava mais alto. E a sua timidez (eu disse-lhe) é das (e é o normal nelas) que tem arranques imprevistos e agressividade. Porque um tímido, e sei-o por mim que o fui sempre doentiamente, não tem grande autodomínio e traz consigo um ressentimento como pecado original. De modo que, quando afrouxa na timidez, pode ir dar ao disparate e sobretudo à agressividade. É uma forma de compensação. Lembro-me de «saídas» disparatadas na adolescência e sinto muito as ofensas alheias para não reagir duro quando posso. Mas também acontece não dar conta imediata da ofensa e só tarde reparar que ela foi ofensiva. Embrulhadas psíquicas que o demónio me tramou. Mas como é que algumas cartas me dão a imagem física de quem mas escreve? Juro que eu imaginava o jovem com barba, mais ou menos em bico, e por toda a cara. E quanto ao psiquismo, podia traçar-lho até à minúcia. Havia nele um lado inexplicável que tinha cor de seminarista. Mas não o supunha ligado ao seminário. Afinal teve uma educação em colégio mais ou menos jesuítico. A aventura da tese – que a Alzira condenou com uma seriedade académica – é um exemplo de um arranque de timidez. Eu achei piada e colaborei. Mas a Alzira não achou piada nenhuma e reprovou-me a colaboração. De todo o modo o jovem é muito inteligente e quando chegar a uma estabilidade psíquica vai ser um grande ensaísta. Daqui a uns dez anos. Foi a profecia que adiantei à Alzira.
Entretanto hoje tive um sintoma plausível de doença grave. A confirmar-se eu seguiria o percurso do Namora. Mas já o pensei e disse: se ele me plagiou largamente, como provou o L. Pacheco, não era de censurar que eu o plagiasse agora a ele. Ponto final neste humor nigérrimo. Mas a verdade é que me estou bastante nas tintas para a morte. Tenho 74, é uma idade decente para a aposentação. Queria era gramar pouco nos preparativos para a grande viagem. E o Namora gramou que se fartou. Não me agrada. Há uma lei inexorável a cumprir, de que vale queixar-me? A vida está mais ou menos em ordem, falta apenas arrumar o Lúcio. Mas estamos no fim do ano lectivo e espero que até Dezembro ele acabe a tarefa. O seu absurdo, o absurdo da vida com a sua nula significação, o mistério irritante de haver coisas e o universo para elas, o enigma que me assolou. Creio que a morte me não perturbará. Mas levo comigo a inquietação de a não ter decifrado. E a eternidade, a havê-la, não seria menos absurda que não a haver. Com ou sem tudo o que se quiser, o incompreensível é a nossa condenação.
E de súbito pergunto-me: não estarei a mentir? Em tudo quando deixo atrás escrito? A verdade de nós tem algum sentido e é verdadeira? A luz reflectida do prédio fronteiro, neste entardecer, projecta-me em sombra a minha cabeça numa estante. Será essa a verdade primeira e única? Uma sombra e luz à volta. O inapreensível no esplendor que se não apreende também. Uma sombra que se apaga numa luz que se apaga. 
VF

Sem comentários:

Enviar um comentário