quarta-feira, 13 de março de 2013

13 – Março (terça). [1990]

In illo tempore, quando eu andava em Coimbra, um dos passeios favoritos do meu grupo, pelo tempo já quente de Maio ou Junho, era ir até ao pátio da Universidade ver a tarde morrer na curva «sumptuosa» do Mondego e na maravilhosa panorâmica de Santa Clara. Havia aí um banco ao lado do Observatório e lá nos sentávamos com cigarros e paleio. A noite ia descendo sobre a conversa e nós banhávamo-nos na sua frescura. Ora aconteceu um dia que um de nós sentiu a pressão hidráulica que se tornou mais urgente por ter reparado nela. Mas onde dar-lhe vazão? E logo lhe ocorreu que o mais prático e higiénico era chegar-se ao gradeamento e aliviar para a rua em baixo de que já não sei o nome. Mas aconteceu que passava justamente nessa rua um transeunte que ao ver aquele chuveiro intempestivo que vinha de cima, se deteve à espera que passasse. Mas como havia o ditado segundo o qual «quando mija um português, mijam logo dois ou três», nós não quisemos contrariar o provérbio. Éramos justamente três ou quatro e pusemo-nos em fila de espera. De modo que logo que acabava um começava o outro. O transeunte ainda aguentou o segundo chuveiro, admitindo a hipótese de uma pressão excepcional ou uma bexiga excessiva. Mas quando o terceiro ou o quarto avançou para a sua vez, o homem bramou furioso:
Se mijas mais, chamo a polícia.
Era o último, não mijou. Apertou a braguilha e sentámo-nos de novo a continuar a conversa. E como o chuveiro acabou, o homem deve ter ficado contente porque a sua ameaça tinha surtido efeito.
*
Perdoai-me, ó homens solidificados a cimento, espiritualizados a electrónica, mas há uma guitarra que ressoa no fundo do tempo e eu tenho de ouvir. Vibra na eternidade da minha emoção desamparada e eu tenho de me comover. É uma voz que me não fala de parte alguma, do absoluto que não tem uma referenciação a não ser em si mesmo. Porque o lugar a que poderei referenciá-la não é esse, nem outro que o pode render, nem outro que se lhe possa adiantar. Tudo isso são pretextos para que não faltem pretextos. Há outra coisa para lá delas e é da minha dimensão humana, feita do excesso que de mim transborda. Como o impossível do amor, que possibilitado morreu. O passado? Ele abre-se no acorde da guitarra, mas apenas porque nunca existiu e a minha emoção ao ouvi-la é daí, da impossibilidade de existir. Ela vai assim desse passado ao futuro, porque todo o tempo é do incrível de nós. O futuro só nos ilude nisso, porque o imaginamos realizável quando se realizar. Mas ele também se não realiza nunca, porque o que dele se realizar não o vamos reconhecer como a sua realização. Uma guitarra ondeia no espaço da minha emoção. É de lá. Não é de parte alguma. É só da eternidade de nós, que é o instante em que a nossa vida se cumpre…
VF 

Sem comentários:

Enviar um comentário