quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Os Cordoeiros: Terça-feira, Fevereiro 10 [2004]

A anedota

«... Contra factos não há argumentos: um congresso sobre o tema, com participação maçónica e na Universidade Católica, só poderia servir os interesses dos que agora pretendem branquear a sua história e ignorar mais de duzentos e cinquenta anos de intolerância e de anticlericalismo.
Não seria razoável que a Igreja, através do pólo nortenho da UCP, se disponibilizasse para colaborar nessa farsa hipócrita.
À Esposa de Cristo, mais do que à mulher de César, não lhe basta ser honesta, precisa também de parecê-lo aos olhos da opinião pública.»

Do artigo A Igreja e a Maçonaria, de João de Castro Mendia, Lugar-tenente da Ordem do Santo Sepulcro, publicado no DN de hoje.
# posto por til @ 10.2.04

Pândegos

Há por aí uns pândegos, quase todos ex qualquer coisa e vagamente nostálgicos de algum bloco central, que descobriram que o Mal da justiça está no Souto Moura. E daí desatinaram em dar a notícia da notícia aos amigos da comunicação. Parece que o dito, segundo os pândegos, se dedica aviolar o segredo de justiça com o mesmo à vontade que uns tantos, sempre os mesmos, dizem disparates. A táctica é antiga: pegam o fogo e depois, escandalizados, correm à SIC a protestar pela ineficiência dos bombeiros. O que hoje se pode dizer é que a guerrilha do segredo de justiça obedece a uma estratégia para descredibilizar uma investigação e um procurador-geral que não atendeu telefonemas nem nunca estaria disposto a ouvir os conselhos do Dr. Cluny. Não parece, mas isto anda tudo ligado. Demasiado ligado para não poder deixar de pensar-se que a Justiça não é o desígnio nacional que outros, também pândegos, andaram por aí a anunciar.

R.A.
# posto por til @ 10.2.04

"Impression, rising sun" (1872)


Claude Monet (1840-1926)

Sem comentários:

Enviar um comentário