segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

4 – Fevereiro (sexta) [1990]

Que ponto mais alto me resume a vida inteira? Em que ideia, situação ou imagem ela se investe de pacificação ou encantamento? Que ideia resume ou resta de tudo o que pensei? É uma questão que todo o homem se pode pôr. Ou em horas de solidão se terá posto. A vida é um turbilhão de imagens e de acidentes e de ideias. Mas há decerto uma que resiste ou a que vai dar a torrente das que por ele passaram. Por mim não tenho talvez ideia final nenhuma, tenho só o que em emoção deslumbrada me ficou diante do mistério e deslumbramento de tudo. É uma emoção que vai do mais extraordinário espectáculo, como o que se me desdobra quando me deito entre os pinheiros de Fontanelas e olho o céu nocturno de Verão, até à visão do mais vulgar e mesquinho e quase invisível na sua vulgaridade como uma flor ou uma pedra. Não tenho uma ideia que me salde a vida inteira, tenho só uma interrogação que não ousa e me deslumbra de vertigem. Já uma imagem que me fixe a vida toda, não sei qual é. A neve pela manhã ao abrir a janela e que subitamente descubro na extensão do horizonte ou vejo cair no balancear silencioso e grave e gratuito como o voo de uma ave ao entardecer. A balada da chuva no Inverno e a evocação dos caminhos tenebrosos da Serra. A figura grácil de uma jovem de outrora que passa leve na aragem e que morreu e que persiste instantânea no irreal desse passar. E uma balada que a envolve e a transcende à eternidade do seu ser. (Interrompido)
*
Vai sair em França o meu Aparição com um desvanecedor prefácio do Robert Bréchon, esse grande amigo de Portugal, devoto de Pessoa, admirador da nossa literatura em geral, de alguns poetas em especial como o Ramos Rosa, poeta de merecimento ele próprio que em motivos portugueses encontrou alguns temas para a sua poesia. E assim sendo, de novo me interroguei sobre o que significará esse meu livro. Continuo a pensar que o seu tema é talvez bastante original, sendo-o menos a realização estrutural do livro, a tendência para a «tipificação» das personagens. Mas o tema. Antes de mais, o conceito de «aparição», de que já falei. Mas há no livro, ligado ainda a isso, um problema a que, suponho, ninguém ainda se referiu e que é este: que significa a perversão a que a evidência do «eu» leva os que a tiveram? Disse um dia que o querer desvendar a arte até à sua radicalidade, é um acto sacrílego e por isso a arte se degradou (ver Arte e Tempo). Como afirmei também que toda a verdade, explorada até às últimas raízes, se dissolve ou dissipa ou contradiz. Há assim que suster a investigação nos limites em que se aguenta o seu equilíbrio. A revelação do «eu» é do homem e a sua ignorância é do animal. Estará o equilíbrio entre os dois? Entre a evidência-revelação e a ignorância ou inconsciência disso? Será enfim a vida humana plausível no instável equilíbrio de tudo? Porque o problema estende-se a múltiplas situações. A religião, o amor, a virtude, a lei, etc. A lei. Se nos perguntarmos em nome de quê ela existe, que significa submetermo-nos a ela? (Ver Em Nome da Terra). Mas não discorro mais e vou ouvir música. É mais útil e não tem problemas de equilíbrio nenhum.
*
O Gilo deu-me uma droga para expulsar a gasificação do meu excesso nervoso. E este meu corpo indecente recuperou a sua verdade, sem os excessos do seu vazio. E eu penso assim que o próprio ar que equilibra uma ave, naturalmente desequilibra o que é terrestre da sua condição. Como o excesso de água me desequilibra e equilibra a fauna piscícola. 

Sem comentários:

Enviar um comentário