sábado, 6 de julho de 2013

6 de Julho de 1978

Desanimado pelas inúmeras crises que afectam o nosso mundo, e ao mesmo tempo desejoso de celebrar a seu modo, modestamente, o centenário do Herculano, Alípio diz: «Como não tenho um Vale de Lobos onde me possa refugiar, corno fez o grande Mestre, decidi meter-me definitivamente em vale de lençóis.»
Esta limitada liberdade pessoal, este mínimo de reserva (corno a dos territórios concedidos aos Índios na Norte América), esta modéstia no viver, esta paz (aparente, mais do que real) no tumulto, este silêncio só na escrita desmentido, este sofrimento sem queixumes – quanto não me custou isto a conquistar, e quanto me bato para o preservar das interferências, mesmo amigáveis, das tentações (algo tardias) da Política destruidora da criação independente!

Sem comentários:

Enviar um comentário