sábado, 30 de julho de 2011

PÁSCOA DA RESSUREIÇÃO

Hoje, 31 de Março, dia de Páscoa, tive uma alegria. Acordei com o sol na janela. Abri-a e ouvi cantar o cuco.
Segundo me dizem, o flautista já por aí anda há uns dias. Mas eu cheguei ontem, já de noite, e só hoje é que o ouvi. Empoleirado num fio telefónico, a escassos metros da minha janela.
Desde a fundura das minhas reminiscências que a imagem do cuco anda associada à de Páscoa, Sol, Primavera.
Quando o ouço pela primeira vez, alegro-me.
Quando ele se vai embora, entristeço.
Um dia mestre Saias passou por mim e disse-me:
– Pareces triste, rapaz?
– E estou.
– Porquê?
– O cuco foi-se embora.
– Estás enganado. Há cucos que passam aí o Inverno, debaixo de telha.
– Você parece os da Ponteira, que pensam que os cucos recolhem à Roca no Outono e saem de lá na Primavera.
– Fia-te em mim. Há cucos que passam aí todo o ano.
Homem sabido, o mestre Saias.
Outra imagem da minha infância ligada à Páscoa, é a da roupa nova.
Rapazes e raparigas passavam a Quaresma a perguntarem uns aos outros:
– Então que é que vais estrear na Páscoa?
Quem não estreasse nada na Páscoa, era desclassificado no jogo das vaidades humanas.
Se hoje me perguntarem quantos fatos tenho e de que feitio e cor eles são, não sei responder.
Mas lembro-me perfeitamente do feitio e cor de todas as farpelas da minha infância e juventude, desde um fatinho à marinheiro, logo ao sair da puerícia, a umas pantalonas estreadas pela Páscoa dos meus quinze anos.
Da costureira do fatinho à marinheiro, não me lembro. Mas devia ser mestra no ofício, porque a fardeta me ficava a malar. Tanto que a Aldina, uma rapariga de Medeiros a servir em nossa casa, de visita pascal à família, resolveu levar-me com ela.
Recordo-me de subir a rua ao colo da Aldina e conhecidos e amigos perguntarem:
– Ai! De quem é este menino tão bonito e tão asseado?
Na opinião dos de Medeiros, eu, em menino, era um rapaz bonito. Que pena ter envelhecido.
Das pantalonas dos meus quinze anos não guardo tão boas recordações.
Foi a obra encomendada ao supracitado mestre Saias, homem dos sete ofícios, que topava a tudo e nada lhe saía perfeito.
A minha mãe disse-lhe:
– Ó Zé? Deixa as calças folgadas, porque o rapaz está a crescer.
Ele deve ter entendido: a crescer e a alargar: porque talhou umas perneiras com dois palmos de largo, a cobrir os butes, a varrer o chão.
Quando vi aquilo, protestei:
– Não saio com isto à rua.
– Não saias. Outras não tens.
Mas eu ia lá perder a missinha da Páscoa?
Deixar de ver o que os rapazes, e, principalmente, as raparigas, estreavam naquele dia?
Na intenção de minha mãe, as calças axadrezadas destinavam-se a fazer conjunto com o casaco liso com que me apresentei a exame da quarta classe.
Confesso que isto de combinar cores não é o meu forte. Saber se esta gravata combina bem com esta camisa ou este casaco, não é comigo. Para mim, é tudo igual.
Mas, sinceramente. Que raio de combinação podia haver entre um casaco de há quatro ou cinco anos, de mangas a fugir para os cotovelos, abotoadura para as costas e abas para o umbigo, e umas calças que em cima me chegavam aos sovacos e em baixo varriam o chão? Devia parecer um palhaço.
Fui tirar satisfações ao xastre.
– Olhe para isto, que porcaria de calças.
– Que têm as calças?
– Você não vê? Cobrem-me os pés, varrem os caminhos.
– Não te amofines, rapaz. Poupa-as, que, qualquer dia, as calças compridas e largas estão na moda.
– Vá-se lixar.
– Espera e verás.
Agora, quando vejo a juventude, principalmente as raparigas, com essas pantalonas compridas e largas, sem qualquer festo, a cobrirem os sapatos, a desfazerem-se em fiapos, a varrerem o cisco das ruas e dos passeios, penso para comigo:
– Afinal, mestre Saias tinha razão. Como ele foi capaz de prever, com mais de sessenta anos de antecedência, a evolução da moda no século XXI. Um pioneiro, um desses génios contestados no tempo deles e reconhecidos um século depois.
VIVA O MESTRE SAIAS!
Bento da Cruz, PROLEGÓMENOS – Crónicas de Barroso (p. 137 e ss.)

Sem comentários:

Enviar um comentário