Claro como água
Como sempre sucedeu, e há-de suceder sempre, a questão
central de qualquer tipo de organização social humana, da qual todas as outras
decorrem e para a qual todas acabam por concorrer, é a questão do poder, e o
problema teórico e prático com que nos enfrentamos é identificar quem o detém,
averiguar como chegou a ele, verificar o uso que dele faz, os meios de que se serve
e os fins a que aponta. Se a democracia fosse, de facto, o que com autêntica ou
fingida ingenuidade continuamos a dizer que é, o governo do povo pelo povo e
para o povo, qualquer debate sobre a questão do poder perderia muito do seu
sentido, uma vez que, residindo o poder no povo, era ao povo que competiria a
administração dele, e, sendo o povo a administrar o poder, está claro que só o
deveria fazer para seu próprio bem e para sua própria felicidade, pois a isso o
estaria obrigando aquilo a que chamo, sem nenhuma pretensão de rigor
conceptual, a lei da conservação da vida. Ora, só um espírito perverso,
panglossiano até ao cinismo, ousaria apregoar a felicidade de um mundo que,
pelo contrário, ninguém deveria pretender que o aceitemos tal qual é, só pelo
facto de ser, supostamente, o melhor dos mundos possíveis. É a própria e
concreta situação do mundo chamado democrático, que se é verdade serem os povos
governados, verdade é também que não o são por si mesmos nem para si mesmos.
Não é em democracia que vivemos, mas sim numa plutocracia que deixou de ser
local e próxima para tornar-se universal e inacessível.
Por definição, o poder democrático terá de ser sempre
provisório e conjuntural, dependerá da estabilidade do voto, da flutuação das
ideologias ou dos interesses de classe, e, como tal, pode ser entendido como um
barómetro orgânico que vai registando as variações da vontade política da
sociedade. Mas, ontem como hoje, e hoje com uma amplitude cada vez maior,
abundam os casos de mudanças políticas aparentemente radicais que tiveram como
efeito radicais mudanças de governo, mas a que não se seguiram as mudanças
económicas, culturais e sociais radicais que o resultado do sufrágio havia
prometido. Dizer hoje governo “socialista”, ou “social-democrata”, ou
“conservador”, ou “liberal”, e chamar-lhe poder, é pretender nomear algo que em
realidade não está onde parece, mas em um outro inalcançável lugar – o do poder
económico e financeiro cujos contornos podemos perceber em filigrana, mas que
invariavelmente se nos escapa quando tentamos chegar-lhe mais perto e
inevitavelmente contra-ataca se tivermos a veleidade de querer reduzir ou
regular o seu domínio, subordinando-o ao interesse geral. Por outras e mais
claras palavras, digo que os povos não elegeram os seus governos para que eles
os “levassem” ao Mercado, mas que é o Mercado que condiciona por todos os modos
os governos para que lhe “levem” os povos. E se falo assim do Mercado é porque
é ele, hoje, e mais que nunca em cada dia que passa, o instrumento por excelência
do autêntico, único e insofismável poder, o poder económico e financeiro mundial,
esse que não é democrático porque não o elegeu o povo, que não é democrático
porque não é regido pelo povo, que finalmente não é democrático porque não visa
a felicidade do povo.
O nosso antepassado das cavernas diria: “É água”. Nós, um
pouco mais sábios, avisamos: “Sim, mas está contaminada”.
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