sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Os Cordoeiros: Quarta-feira, Fevereiro 4 [2004]

Em defesa do português

Para quem quiser assinar: aqui.
# posto por til @ 4.2.04

Ter ousadia

Um espaço de livre expressão não é, seguramente, um espaço em que toda a gente está de acordo ou, sobretudo um espaço em que se não polemiza. Temo que este espaço esteja a tornar-se numa intervenção em que, a medo, se lançam algumas "bicadas" no "stato quo", mas sempre ao de leve, como que pedindo desculpa. Os textos são muito "civilizados" para meu gosto, acabando, assim, com textos "colaboracionistas."
É preciso denunciar, discutir, dialogar, contradizer, sem se ficar por pancadas nos "mortos": MV. . AJJ.
Questionar o poder: a PGR, as PGD, o STJ, os Conselhos Superiores.
Donde vem a legitimação democrática dos magistrados? Da Faculdade de Direito, do CEJ? Sendo o poder político do povo e julgando os tribunais em seu nome, que ligações/relações existem entre os poderes judiciários e o mesmo Povo?
No fundo das coisas, colocando em crise o funcionamento judiciário, os magistrados acham por definitivo o que não é definitivo: o seu estatuto, as promoções e o ascender a certo tribunal por "concurso curricular" (!!!!!!)
Pede-se que se questione como actuam, em termos de direcção e apoio à 1ª instância, as PGD, lateralizando a "sarna" dos ofícios a pedir informações deste ou daquele processo.
Exige-se que se explique como é que um tribunal superior decide, em duas horas, trinta e um recursos.
Os Cordoeiros, como alguém aqui já disse, padecem de autismo. De cumplicidade. Dir-se-ia, como o poeta, que é preciso "avisar toda a gente...". Se fizerem isso, vão ver que os colaboradores crescem e a vossa acção se tornará bem profícua. Mas é preciso ousadia e falta de medo... dos poderes...

Pinto Nogueira.
# posto por Rato da Costa @ 4.2.04

Ontem, amanhã

Senhor Cordoeiro-Mor

Hoje, estou sóbrio. A sobriedade é inimiga da imaginação. E, sem esta, as epístolas tornam-se penosas. É evidente que há sempre pretextos para escrever. Pormenores do que se passou ontem ou adivinhações do que não se passará amanhã.
Ontem à noite, participei numa pequena reunião em que o Felgueiras, presidente do Sindicato para o qual pago, religiosamente, as quotas, fez um balanço criterioso da situação. Gostei, talvez por que me senti mais novo. As questões sindicais são recorrentes. As variantes nos discursos traduzem apenas os equilíbrios e os desequilíbrios em que a realidade se plasma em cada momento. É um jogo interessante que exige aquela persistência de quem anuncia uma boa nova. E o Felgueiras anunciou algumas.
Amanhã será outro dia. O que sendo óbvio, poderá não ser verdadeiro. Poderá ser apenas mais um dia, sem grandeza e sem memória. A verdade é que a maioria dos dias são assim. E penso, às vezes, que gosto desse sentimento inútil de um tempo definitivamente precário.
Enquanto magistrado, nunca sonhei com grandes processos ou grandes causas. Interesso-me por um exercício minimalista da magistratura. Daquela que se afirma nos pequenos gestos do quotidiano. Daquela que quer e vê resultados imediatos da sua actuação, ainda que modestos. Sem espavento nem entrevistas. É essa cultura de adesão à sociedade em que o magistrado se insere que está a perder-se.
Sem querer cometer qualquer heresia, direi que me interessa mais o trabalho de cada um dos magistrados dispersos pelo país, nos seus isolamentos e nas suas insuficiências, do que aquilo que se discute (ou não discute) nos corredores do poder da magistratura. Temos feito pouco por eles, talvez por se ter um modo de organização que é pouco exigente consigo mesmo ou que se definiu com outras prioridades.
Afinal, escrevi sem saber o que iria escrever. A sobriedade também traz surpresas. Entre o ontem e o amanhã recordarei, mais do que não seja, esta epístola.

Cord(i)almente

A.R.
# posto por til @ 4.2.04

Sem comentários:

Enviar um comentário