sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Aforismos & Desaforismos de Aparício

O José Rodrigues Miguéis, que nasceu, em Lisboa, no dia 9 de Novembro de 1901 e faleceu, nos Estados Unidos, em Nova Iorque, no dia 27 de Outubro de 1980, durou quase 79 anos de idade.
Em 1924, formou-se em Direito, e colaborou desde muito novo em jornais e revistas, tendo sido presidente da Segunda Liga da Mocidade Republicana e director do semanário Globo (com Bento Caraça), tomou-se conhecido como orador e ideólogo político. Foi um dos jovens da Seara Nova (1922). Advogou, foi professor do ensino secundário, secretário da Liga Propulsora da Instrução e colaborou com Raul Brandão na reedição duma série de leituras primárias.
Bolseiro da Junta de Educação Nacional, licenciou-se em Ciências Pedagógicas na Universidade de Bruxelas (1933).
Desiludido da pedagogia, da literatura e da acção, em 1935 expatriou-se nos Estados Unidos onde agiu politicamente, colaborando na imprensa de língua portuguesa e espanhola. Fez conferências em várias universidades. Foi Assistant Editor das Selecções do Reader’s Digest.
Passou alguns anos em Portugal (1946-47, 1957-59, 1963-64).
Esteve ainda um ano no Brasil (1949-50).
Viveu nos Estados Unidos até à sua morte.
Foi membro efectivo da erudita Hispanic Society of America, e eleito académico correspondente da Academia das Ciências de Lisboa em Janeiro de 1976. Agraciado com a Ordem Militar de Santiago da Espada, no Grau de Grande Oficial, em Maio de 1979.
A sua obra tem sido alvo de numerosos estudos apresentados sob a forma de teses de doutoramento e em inúmeros artigos publicados nos Estados Unidos.
Desde 1943, a sua obra tem sido traduzida em inglês, italiano, alemão, polaco, checo e russo.

Neste local, vou recordar o livro Aforismos & Desaforismos de Aparício, que, publicado em 1996, é o título escolhido pelo próprio autor para reunir os seus “Tablóides”, publicados durante sete anos no Diário Popular.

«Estes “Tablóides” (Aforismos & Desaforismos, há quem diga) são as guelras que ainda me consentem respirar o que me resta de ideias. Ou o que o ambiente hipertenso me faz exalar!»
JOSÉ RODRIGUES MIGUEIS

Sem comentários:

Enviar um comentário