terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Galáxia esconde 17 mil milhões de planetas do tamanho da Terra

Um estudo divulgado esta semana conclui que uma em cada seis estrelas da nossa galáxia pode ter na sua órbita um planeta do tamanho da Terra, o que quer dizer que podem existir 17 mil milhões de planetas com essa característica.

18:44 - 08 de Janeiro de 2013 | Por Notícias Ao Minuto

Uma pesquisa recente revela que podem existir 17 mil milhões de planetas do mesmo tamanho que a Terra na nossa galáxia.

Os cientistas chegaram a este número graças ao telescópio espacial Kepler, que vigia uma parte fixa do céu desde o seu lançamento, em 2009, captando mais de 150 mil estrelas no seu campo de visão. O equipamento de observação detecta nomeadamente a quase invisível redução na luz de uma estrela, que acontece quando um planeta passa à sua frente.

O astrónomo François Fressin, que descobriu o primeiro planeta do tamanho da Terra através do Kepler, começou a tentar encontrar não só os astros que poderiam ser planetas, mas também quais os planetas que poderiam não ser visíveis ao telescópio.

"Nós apenas vemos os planetas que estão em trânsito com as suas estrelas hospedeiras, que são estrelas que têm um planeta bem alinhado para que nós o vejamos. Para cada um deles, há dezenas que não estão nessas condições", explicou o especialista, citado pela BBC.

Sem comentários:

Enviar um comentário