sábado, 21 de janeiro de 2012

Dia-a-dia

• A 21 de Janeiro de 1961, morre, em Lisboa, João Henrique Pereira Villaret, actor, encenador e declamador português. Artistas e intelectuais desfilaram perante a urna com os restos mortais de João Villaret e milhares de pessoas estiveram presentes no seu funeral, numa impressionante manifestação de pesar.
A um velho amigo e companheiro meu das orgias patrióticas e rambóias dos verdes anos, emigrado nos EUA, desde 1921, ofereci eu em 1947 um livro meu acabado de publicar. Em atenção à nossa antiga amizade e ao carácter dele, apus-lhe uma pomposa dedicatória: «Ao..., Pioneiro Lusíada na Frente Norte-Americana...» Etc. O homem rejubilou, e por muitos anos exibiu essa dedicatória a quantos, portugueses e americanos, se dignavam escutá-lo. «Pioneiro Lusíada» era um título de honra e patriotismo! Em 1964, de visita a sua casa, e estando só, dei uma olhadela à modesta biblioteca. O meu livro lá estava no papel já bronzeado e friável do tempo. Notei então (ele era um técnico!) que o meu Amigo cortara apenas as primeiras páginas do volume: para além da dedicatória não lera nada!
São estas surpresas que esperam os escritores que concorrem aos leilões de amigos falecidos. Do Gualdino Gomes conta-se que lhe foram encontradas no espólio, virgens de leitura, muitas das obras de amigos que ele elogiara em vida. [JRM, 5/4/1977]

Sem comentários:

Enviar um comentário