segunda-feira, 13 de maio de 2013

25 DE ABRIL


Acordei bem disposto.
Pareceu-me um dia diferente. Mais bonito, mais perfumado.
Abri a janela.
Também o sol me pareceu diferente. Mais cálido, mais acariciador.
Saí.
Também os campos me pareceram diferentes. O ar mais leve, a água mais límpida, as flores mais belas, os pássaros mais alegres.
De repente, lembrei-me:
25 de Abril!
O sol, as flores, os pássaros, celebravam o 25 de Abril!
«Se vós me não aclamardes, as pedras o farão.»[1] Esta frase transporta-nos para o relato, feito por S. Lucas, da entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém. Também nesse dia raiou sobre a Judeia uma aurora diferente. Uma alvorada messiânica, carregada de promessas. Principiou por ser um rumor longínquo, ainda indefinido, mas que a pouco e pouco foi ganhando forma, crescendo no firmamento e no coração dos homens. Aleluia! Viva o Messias! Bendito o que vem, em nome de David!
Depois dessa, outras auroras redentoras raiaram sobre a terra. Estou a lembrar-me da Implantação da República, em 5 de Outubro de 1910, andava o meu pai na tropa. Nesse tempo das alpergatas de barro, a notícia, difundida de boca em boca, levou dois dias a chegar a Montalegre.
Estou a lembrar-me da madrugada do 25 de Abril de 1974, tinha eu meio século. Desta feita, todos nós pudemos seguir, de ouvido colado ao rádio doméstico, esse rumor impreciso, por vezes contraditório, que a pouco e pouco se foi tornando mais nítido, mais perceptível, mais forte, mais alegre, até ao grande estrondo duma grande queda. Era o deus de pés de barro que ruía. Era a Ditadura que baqueava. Barroso podia, finalmente, abrir as janelas e deixar entrar o sol.
Durante a Ditadura, Barroso foi uma casa ensombrada por fantasmas que se compraziam em chupar-nos o sangue e a alegria de viver, em difundir o medo, a escravidão, o sofrimento. Uma porca miséria, como dizem os italianos. Uma tristeza, como diria mestre Saias, que era homem de sínteses.
Quando ouço alguém a maldizer o 25 de Abril e a suspirar por Salazar, eu, que sempre fui um homem pacífico, sinto ganas de lhe deitar a mão aos colarinhos, suspendê-lo, esganá-lo. Como é que ainda há gente tão estúpida, tão cega, tão fanática?
É preciso que todos aqueles que hoje usufruem das estradas, do ensino secundário, do hospital, dos centros de saúde, dos quartéis de bombeiros, dos lares de terceira idade, dos grupos culturais, da água ao domicílio, do saneamento básico, dos subsídios, da abertura das fronteiras, do Congresso de Vilar de Perdizes, da Feira do Fumeiro, da Imprensa Regional, de Eleições Livres, da liberdade de pensamento, do respeito pelos direitos humanos, saibam que tudo isso são conquistas de Abril. Daí a obrigação de o aclamarem.
E, «se vós o não aclamardes, as pedras o farão»…
Quanto aos que ainda suspiram por Salazar, quero dar-lhes o exemplo da Maria Rosa. A Maria Rosa era mãe do presidente da Junta, salazarista convicto e militante. A Maria Rosa sentia-se na obrigação de seguir e defender a política do filho. Mas reconhecia, honestamente, que as coisas iam de mal a pior. E em conversas com a minha mãe, da qual era prima e amiga, rematava sempre os seus queixumes com estas sensatas palavras: «Enquanto Salazar, esse cabeçudo, não morrer, isto não endireita… Mas olha que isto não se diz, ouviste?»
Bento da Cruz, PROLEGÓMENOS II – Crónicas de Barroso (p. 53 e s.)



[1]quia si bi tacuerint, lapides clamabunt: porque se estes se calarem, as pedras clamarão. 

Sem comentários:

Enviar um comentário